Duração

        É necessário saber 3 coisas sobre uma nota: a sua tonalidade, quando devemos começar a tocá-la e quanto tempo deve durar. Existem 7 valores de duração de uma nota, desde  semibreve (que dura mais) até à semifusa (a mais curta). Mas a sua duração real depende do andamento e compasso da peça musical. Uma nota semibreve num tema de andamento lento durará mais do que uma semibreve num tema rápido. Todas as notas são múltiplos simples uma da outra. Duas mínimas equivalem a uma semibreve, duas semínimas a uma mínima, etc. Pelo que uma semibreve equivale a 64 semifusas.

        A cifra inferior do compasso 4/4 corresponde a uma semínima (quarta parte se uma semibreve) e a do compasso 5/8 a uma colcheia (oitava parte de uma semibreve).

        Se uma nota estiver seguida de um ponto, o seu valor aumentará metade. Por exemplo, uma mínima com ponto equivale a uma mínima mais uma semínima. Pode também aumentar-se a duração de uma nota utilizando uma ligadura, que é uma linha curva que junte duas notas da mesma tonalidade. Duas mínimas ligadas equivalem a uma semibreve. Uma mínima ligada com uma semínima dura o equivalente a uma mínima com ponto ou três semínimas.

 

Anterior

HomePage