Sinais Musicais

        Os símbolos escritos sobre o pentagrama são os sinais musicais. Os sinais musicais são as Notas, as Claves, as Pausas e as Alterações. Estes sinais podem colocar-se sobre uma linha ou entre duas. Muitos outros sinais são utilizados na escrita musical alterando as próprias notas ou a forma de tocá-las. Para facilitar a escrita e evitar encher um partitura com peças repetitivas, utilizam-se sinais de repetição como a dupla barra com 2 pontos, os sinais de saltos ou as abreviaturas como D.C. (Da Capo ou Do Começo). 

        O "movimento" de uma peça musical é a velocidade à qual deve ser interpretada. Designar-se-á o movimento com palavras italianas que vão da Largo (movimento lento) a Presto (rápido), passando por Lento, Adagio, Andante, Andantino, Moderato, Allegreto e Allegro. 

        Outros sinais como os pontos, pontos alongados ou acentos, situados sobre as notas, indicam como se tocará essa nota em particular. Umas letras ou palavras como a 'p' ou 'f', indicar-nos-ão com deve interpretar-se a peça musical, 'p' (piano - doce), 'pp' (pianíssimo - muito doce), pelo contrário 'f' indicará forte e 'ff' indicará fortíssimo, com umas linhas que se abrem ou fecham, se tocar cada vez menos forte ou ao contrário.

 

Anterior

HomePage